Estratégias de Marketing Digital – Suas definições e exemplos
Quando nos debruçamos sobre estratégias de marketing digital, frequentemente o conceito é explorado de forma abrangente, resultando em uma dificuldade de compreensão, principalmente entre o público leigo.
Por isso, neste artigo optamos por enumerar as principais estratégias de marketing online e fornecer uma breve descrição de como elas funcionam e quando podem ser aplicadas.
É recorrente, ao conversarmos com empreendedores e outras pessoas que estão iniciando no marketing digital, perceber que essas pessoas possuem uma interpretação distorcida do marketing digital, achando que devem estar presentes em todos os canais.
No entanto, a realidade não é tão simples assim. Sua empresa deve estar presente nos canais que fazem sentido para seu negócio e o público que você deseja atingir, ou seja, aqueles que resultam em retorno efetivo.
Ao criar um plano de marketing digital, essa deve ser a ênfase, pois gerar resultados é o que realmente interessa na divulgação de marcas, produtos e serviços no ambiente online.
Principais Estratégias de Marketing Digital
Abaixo, enumeramos as principais estratégias de marketing digital em uso atualmente, com uma explicação de seus propósitos e uma breve elucidação de seu funcionamento, para proporcionar uma compreensão das mais apropriadas para seu cenário.
Para mantermos este artigo o mais didático possível, ele foi dividido nos seguintes tópicos:
Vejamos então quais são as principais estratégias de marketing digital e como usá-las para divulgação de uma marca, produtos ou serviços.
1 – Marketing de Busca com Ênfase em Resultados Orgânicos
Uma das minhas estratégias de marketing digital favoritas é alcançar um posicionamento sólido na seção de resultados orgânicos das páginas de respostas do Google.
Além de ter mais credibilidade em comparação com a área de links patrocinados, é quase como anunciar gratuitamente no Google, pois não há custos associados.
É necessário apenas gerar relevância para seu site e suas páginas por meio da aplicação de técnicas de SEO que envolvem as palavras-chave mais cruciais para seu empreendimento.
Além disso, essa é uma estratégia que gera um fluxo constante de tráfego qualificado, independentemente de investimentos em posicionamento.
O desafio reside no fato de que nem todos os tipos de negócios encontram nesse canal a melhor maneira de atrair clientes.
Aqui na Livraria do Marketing temos alguns ótimos livros sobre SEO, como por exemplo A Arte de SEO, considerado uma bíblia nessa área.
Já se você deseja fazer um curso nessa área, remos também a opção do Curso de SEO – Otimização de Sites Para Ferramentas de Busca, oferecido pela Academia do Marketing.
2 – Marketing de Busca com Foco em Resultados Locais
Outra estratégia de marketing digital altamente eficaz é o posicionamento na busca orgânica para resultados locais, ou seja, em pesquisas com alguma forma de limitação geográfica, como “clínicas de estética no Rio de Janeiro”, por exemplo.
Isso é uma derivação do SEO, denominada SEO Local, que envolve a otimização de sites para mecanismos de busca, com ênfase em resultados locais.
Trata-se de uma dimensão do marketing de busca que se fortaleceu nos últimos anos devido à proliferação de buscas realizadas por meio de dispositivos móveis.
Naturalmente, essa é uma das estratégias de marketing digital mais adequada para negócios com restrições geográficas, como bares, restaurantes, salões de beleza, prestadores de serviços e outros.
3 – Links Patrocinados
Ainda no âmbito do marketing de busca, uma das estratégias de marketing digital mais conhecidas pelo público em geral são os links patrocinados, com destaque para os anúncios do Google na rede de pesquisa, por meio do programa Google Ads.
O objetivo dessa estratégia também é destacar as páginas de um site, blog ou loja virtual nas posições de destaque das páginas de respostas dos principais mecanismos de busca, mas nesse caso, na área de links pagos.
A grande vantagem dessa estratégia é a rapidez dos resultados, ou seja, basta criar o anúncio, e em questão de minutos, seu site estará sendo exibido na seção de links patrocinados do Google ou Bing.
A plataforma de anúncios do Google é altamente flexível e permite a configuração de diversos controles, como filtros de exibição com base na localização da busca, o que é ideal para negócios locais, bem como outras ferramentas de agendamento de anúncios e segmentação.
Para quem deseja promover uma empresa no Google, essa é a opção mais rápida dentro do marketing de busca. Entretanto, é importante estar ciente dos custos envolvidos, uma vez que você paga por clique no link.
4 – Remarketing
Sabe quando você acessa um site ou loja virtual específicos e, ao sair, se depara com anúncios daquela empresa em todas as páginas que visita? Pois bem, isso é o que denominamos de Remarketing.
Essa é uma das estratégias de marketing digital mais eficazes nos dias de hoje, principalmente para quem trabalha com e-commerce em geral.
Embora você possa considerá-la um tanto invasiva ou persistente, lembre-se do ditado que diz que “água mole em pedra dura tanto bate até que fura.” É exatamente isso.
Essa estratégia pode ser implementada tanto por meio de anúncios no Google quanto em redes sociais, como Facebook e Instagram, por meio do Facebook Ads.
Por que eu gosto tanto dessa estratégia? Simples, ela ostenta uma taxa de conversão excepcionalmente alta!
Estamos falando de algo em torno de 30% a 40% superior à simples exibição aleatória de anúncios. Não considera isso um argumento convincente?
5 – Marketing de Afiliados
Entre as estratégias de marketing digital para comércio eletrônico e outros tipos de sites que vendem diretamente pela Internet, uma das mais eficazes é o Marketing de Afiliados.
O princípio dessa estratégia de marketing online envolve a exibição de banners ou links em sites de terceiros, que direcionam para uma página de venda específica.
Se a venda se concretiza, o site que encaminhou o visitante recebe uma comissão sobre essa venda.
Isso é o que chamamos de marketing de desempenho. Ou seja, se o site que exibe o banner ou link do anunciante realiza um bom trabalho ao expor esses elementos e, com isso, gera vendas para os produtos e serviços do anunciante, ele é remunerado.
Se não gerar vendas, não recebe nada. Por isso, saber como divulgar o lançamento de um infoproduto, por exemplo, é fundamental.
6 – E-mail Marketing
Embora algumas pessoas ainda insistam em afirmar que o e-mail marketing é uma mídia obsoleta, posso assegurar uma coisa: elas estão completamente equivocadas e, provavelmente, estão desperdiçando diversas oportunidades de negócio por causa dessa crença.
Uma estratégia de e-mail marketing, quando alinhada a outras táticas, como marketing de conteúdo, que discutiremos em breve, ou mídias sociais, pode gerar excelentes oportunidades de negócios a um custo relativamente baixo.
A chave, nesse caso, é possuir uma base de e-mails muito bem segmentada e ferramentas que permitam utilizá-la como um complemento para outras ações.
Entre as outras estratégias de marketing digital com livros de destaque, temos nesta área o livro Guia Definitivo de E-mail Marketing que como o nome diz, é um guia completo nessa área.
7 – Marketing de Conteúdo
Uma das estratégias de marketing digital que vem se destacando é o Marketing de Conteúdo, uma parte fundamental do Inbound Marketing, é, sem dúvida, uma das estratégias mais fascinantes.
Isso se deve, em parte, ao fato de que uma estratégia de marketing de conteúdo acaba gerando boa parte do material que você utilizará em nosso próximo item da lista de estratégias de marketing online: as redes sociais.
Essa estratégia de marketing de conteúdo envolve a criação de conteúdo relevante e de qualidade, como artigos para o blog associado ao site da marca, vídeos, e-books e outros tipos de conteúdo para serem compartilhados em diversas plataformas digitais.
Nesses conteúdos aplicamos técnicas de Copywriting, Webwriting, Storytelling e Gatilhos Mentais, para deixar o nosso conteúdo o mais envolvente possível e cativar a nossa audiência.
Por meio dessa estratégia de marketing digital, é possível aumentar a exposição da marca em ferramentas de busca e redes sociais, atraindo mais tráfego para seu site.
Isso cria uma situação propícia para a geração de leads qualificados e para o estabelecimento de relações com potenciais clientes.
A produção de conteúdo, quando alinhada a um funil de vendas bem elaborado na etapa de planejamento, é uma das estratégias de marketing digital que se reflete em diversas áreas do marketing online.
Estre eles destacamos o aprimoramento da visibilidade nos mecanismos de busca e aumento das conversões nas Landing Pages, por exemplo.
Nesta área temos vários livros que merecem destaque, entre eles, o livro Marketing de Conteúdo, Copywriting, Gatilhos Mentais e As Armas da Persuasão.
Na área de cursos você encontra o Curso de Produção de Conteúdo Para Redes Sociais, oferecido pela Academia do Marketing.
8 – Marketing nas Redes Sociais
Entre as estratégias de marketing digital, as redes sociais ocupam uma posição de destaque na atualidade, uma vez que são um dos canais mais acessados na Internet, especialmente no Brasil.
Plataformas de mídias sociais populares, como Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, fazem parte da vida da maioria de nós.
Portanto, estar ausente desses canais equivale, simplesmente, a um ato prejudicial em termos de comunicação para qualquer empresa.
Nesse contexto, é fundamental compreender que uma estratégia de marketing nas redes sociais visa a construção de relacionamentos.
Portanto, é essencial que a marca crie conteúdo de qualidade e mantenha um envolvimento constante com seus seguidores.
Um dos maiores erros nas mídias sociais é acreditar que a marca pode atuar de maneira puramente promocional, divulgando apenas chamadas para compra e anúncios de ofertas.
A gestão de redes sociais vai muito além disso e temos muitos livros e treinamentos disponíveis no mercado que mostram o melhor caminho
Nessa área temos obras muito interessantes, como o livro O Estrategista em Redes Sociais, Instagram Marketing e A Arte das Redes Sociais, entre outros.
Já em termos de treinamentos online você pode contar com o Curso de Gestão de Redes Sociais.
9 – Marketing de Influência
O Marketing de Influência figura entre as estratégias de marketing digital mais discutidas no momento, embora o modelo em si seja amplamente conhecido e utilizado com eficácia, especialmente por blogueiros, por exemplo.
O que mudou foi o cenário. Atualmente, a multiplicidade de mídias sociais permitiu o surgimento de formadores de opinião, ou Influenciadores Digitais, em várias plataformas, como Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn.
Os Influenciadores Digitais apresentam marcas e produtos à sua audiência em uma rede social específica, visando a ampliar a exposição e a contribuir na criação de pontos de contato com o público-alvo almejado por essas marcas.
É importante destacar que o investimento em estratégias de marketing digital deve sempre ter o foco na obtenção de retorno; do contrário, ele não se justifica.
Nessa área contamos com livros bastante interessantes, como o Profissão Influencer, Influencer e Economia da Influência.
Para complementar as informações que acabamos de apresentar, sugerimos que você também leia o nosso artigo Estratégia de Marketing nas Redes Sociais.
Agora que você está familiarizado com as principais estratégias de marketing digital, certamente será mais fácil determinar qual ou quais delas são mais adequadas para promover seu site, blog ou loja virtual.
Mantenha-se em dia em relação as principais estratégias de marketing digital seguindo o nosso perfil no Instagram @LivrariaDoMkt.