Gatilhos Mentais - O Guia Completo com Estratégias de Negócios e Comunicações Provadas Para Você Aplicar
O livro Gatilhos Mentais – O Guia Completo com Estratégias de Negócios e Comunicações Provadas Para Você Aplicar, escrito por Gustavo Ferreira é considerado uma referência em termos de escrita persuasiva.
Nele o autor aborda estratégias para construir um negócio sólido aproveitando os recursos da mente humana de maneira ética, íntegra e lucrativa.
Em Gatilhos Mentais são apresentadas diversas técnicas usadas para induzir o leitor a tomar uma determinada decisão, seja uma compra, engajamento, etc.
Sendo assim, usar os gatilhos mentais ao seu favor é muito importante para quem trabalha com marketing.
Dividido em três partes: Ethos - A Coroa de Ferro dos Gatilhos Mentais, Pathos - Sinto, logo existo e Logos - A voz da razão, o livro explora técnicas de escrita que são aplicadas em diversas áreas do marketing.
O autor do livro Gatilhos Mentais, Gustavo Ferreira, é um especialista em estratégias de marketing digital e marketing de conteúdo. Fundou a CopyCon em 2014 e gerou mais de 5 milhões de faturamento para seus clientes.
O livro oferece insights valiosos sobre como usar os principais gatilhos mentais para gerar valor em uma empresa, aumentar as vendas e impactar positivamente a vida das pessoas.
Alguns dos principais ensinamentos do livro Gatilhos Mentais incluem:
- Estabelecer Autoridade e Credibilidade – Para construir confiança, é essencial se apresentar como uma autoridade em seu campo. Transmitir conhecimento e argumentos sólidos ajuda a estabelecer essa autoridade.
- Prova de Resultados – A prova é crucial para respaldar suas alegações. Mostrar evidências de resultados positivos, seja por meio de testemunhos de clientes ou demonstrações práticas, reforça a credibilidade.
- Estimular Emoções – As emoções desempenham um papel significativo nas decisões de compra. Ativar emoções relevantes, como prazer, luxúria, orgulho, medo etc., pode influenciar positivamente a decisão do cliente.
- Imaginação e Visualização – Usar a imaginação e a visualização ajuda os clientes a se conectarem emocionalmente com seu produto ou serviço. Criar cenários vívidos que eles possam imaginar como reais ajuda a estabelecer essa conexão.
- Simplificar a Decisão – Limitar as opções para os clientes pode facilitar a tomada de decisão. Muitas opções podem ser confusas, portanto, apresentar uma oferta focada pode aumentar a conversão.
- Técnica de Contraste – Usar a técnica de contraste, onde você apresenta um preço inicial alto e, em seguida, apresenta um preço mais baixo, pode tornar a oferta mais atraente. No entanto, é importante manter a honestidade nos preços.
O livro Gatilhos Mentais oferece uma série de estratégias práticas para influenciar positivamente as decisões dos clientes, alinhando-se com princípios éticos e fornecendo valor genuíno.
Assim como outras obras em sua área, como As Armas da Persuasão, Copywriting e StorySelling, o livro Gatilhos Mentais é leitura obrigatória para todos que deseja dominar as técnicas de escrita persuasiva e aplica-las no marketing moderno.
Maria da Glória –
Recomendo e muito esse livro. O uso de gatilhos mentais em copywriting é uma ferramenta extremamente valiosa, e no livro o autor mostra exatamente como isso funciona à luz do neuromarketing