O que é Webwriting e sua importância no desenvolvimento de conteúdo online
Se você ainda não sabe o que é Webwriting, não se preocupe, pois esse é um termo que realmente ainda provoca muitas dúvidas, principalmente por ser extremamente técnico e ainda restrito a um grupo de profissionais.
A dinâmica da Internet cria demandas de uma forma muito rápida e entre estas demandas estava a do desenvolvimento de conteúdos que se adaptassem a este novo formato de mídia. Foi a partir desse ponto que se criou a expressão Webwriting.
Talvez, parte da confusão sobre o que é Webwriting venha do fato de que a tradução literal do termo remeta a escrita, o elemento texto do conteúdo publicado na Internet.
O problema é que na verdade, as técnicas e ferramentas envolvidas vão muito além do texto.
Como já discutimos em outros artigos aqui no site, a criação de conteúdo para o ambiente o ambiente online, envolve além do texto, outros elementos que compõem o conjunto da informação digital.
Entre estes elementos, podemos destacar a disposição do conteúdo, formato da página, elementos de imagem e questões relativas à facilidade de ser encontrado pelas ferramentas de busca, como no caso do SEO.
Webwriting é justamente isso, a união de todos estes aspectos da produção online em um conjunto de procedimentos que visam conseguir o máximo em termos do que é publicado em sites de conteúdo, portais de notícias, blogs e lojas virtuais.
Definição do que é Webwriting
Agora que você já tem uma ideia inicial de o que é Webwriting vamos mergulhar um pouco mais a fundo nesta questão e estabelecer sua definição e princípios.
A definição de Webwriting vem mudando nos últimos tempos, acompanhando a evolução da comunicação online. O consenso, entre todas as definições existentes na Internet seria:
“Webwriting é um conjunto de técnicas aplicadas ao texto e demais elementos digitais, que têm como objetivo a produção de conteúdo online de qualidade, objetivo, organizado e de fácil acesso.”
Se você analisar bem, a definição de Webwriting apresentada aqui, é uma versão adaptada ao mundo digital, do que seriam as melhores práticas de redação e escrita.
A única diferença é que foram incorporados elementos e exigências para que estas práticas se adaptassem ao ambiente digital.
Os princípios do Webwriting
Baseado na definição sobre o que é Webwriting, podemos definir claramente os quatro princípios deste conjunto de técnicas:
- O princípio da Acessibilidade
- O princípio da Objetividade
- O princípio da Navegabilidade
- O princípio da Encontrabilidade
O princípio da Acessibilidade no Webwriting
O princípio da Acessibilidade passa muito mais pela diagramação do que pelo conteúdo do texto em si.
Nesse item, cuidamos da forma como o nosso conteúdo pode ser facilmente acessado pelos visitantes de um site.
O Webwriting não diz respeito exclusivamente a redatores, mas também a designers e especialistas em usabilidade.
Sabemos que um site poluído é desanimador para quem o visita, por isso devemos tornar a informação facilmente acessível.
O princípio da Objetividade no Webwriting
O princípio da Objetividade diz respeito a entrega rápida e objetiva da informação através de textos claros e objetivos que de certa forma saciam a curiosidade do internauta já em suas primeiras frases.
Para entendermos o que é Webwriting precisamos analisar o ambiente atual da comunicação.
As pessoas são bombardeadas por informações e na pressa, exigem que ela seja disponibilizada de forma muito rápida.
O princípio da Navegabilidade no Webwriting
O princípio da Navegabilidade se confunde de certa forma com a arquitetura da informação de um site.
O conteúdo precisa ser organizado de forma a seduzir o visitante do site a consumi-lo em maior profundidade e por isso, é preciso estar atento também a esse critério.
A questão da navegabilidade não se refere apenas à estrutura do site, com suas seções e categorias de assuntos, mas também a forma que você distribui a informação durante o desenrolar do texto e como essa informação se conecta a outras através de links distribuídos pelo conteúdo.
O princípio da Encontrabilidade no Webwriting
O princípio da Encontrabilidade é o mais novo integrante da turma e foi agregado a este conjunto em função da crescente importância que o marketing de busca vem ganhando no cenário da comunicação online.
O velho ditado “quem não é visto não é lembrado” se faz presente nos dias de hoje no mundo online.
Não é por outro motivo que uma das estratégias de marketing digital mais visadas é justamente o marketing de busca, ou seja, conseguir posições de destaque nas pesquisas feitas no Google.
Se as pessoas não conseguem localizar o seu conteúdo nas ferramentas de busca, dificilmente ele conseguirá ter o alcance desejado, e em pouco tempo cairá no esquecimento.
Por isso, podemos incluir neste item, as técnicas de SEO aplicadas ao desenvolvimento do conteúdo jornalístico e editorial, como elemento fundamental das boas práticas do Webwriting.
Aqui na Livraria do Marketing você encontra excelentes livros sobre técnicas de escrita e Webwriting.
O primeiro deles que devemos ressaltar é A Arte de Escrever Para a Web, de Paulo Maccedo, que cobre justamente a área de Webwriting.
O segundo, do mesmo autor é Copywriting, as técnicas de escrita e persuasão que ajudam você a desenvolver textos que realmente convertem. Por fim, temos ou outro clássico nesta área, As Armas da Persuasão, de Robert B. Cialdini. Vale a pena conferir.
Agora que você já sabe o que é Webwriting e conhece seus princípios e aplicações, o que acha de incorporar esse conjunto de técnicas ao seu trabalho para melhorar a qualidade e sua exposição nos meios digitais?
Mantenha-se em dia a respeito do Webwriting e tudo que o cerca seguindo o nosso perfil no Instagram @LivrariaDoMkt.
Por Alberto Valle, fundador e instrutor da Academia do Marketing